Rabanada

Perto das festividades de fim de ano, não poderia deixar de falar da tradicional rabanada natalina, sobremesa principal na ceia do Natal dos brasileiros. Extremamente saborosa, a rabanada é uma sobremesa feita com pão amanhecido. 

Também conhecida por fatia dourada, há quem diga que a rabanada surgiu em Portugal e há quem acredite que foi na França. Existem sinais desta iguaria em documentações do século XV, na qual era chamada de fatia de parida, pois era indicada na recuperação pós-parto, com a finalidade da mulher produzir mais leite materno. Há indícios de que a rabanada também pode estar ligada com a quaresma, visto a necessidade de aproveitar o pão que era pouco consumido nesta época, então em alguns países esta receita é encontrada mais comunmente neste período. 

Esta é uma receita típica em vários países, carregam o nome de eggy bread, french toast e pain perd. Muito apreciada, faz sucesso em todas as ceias, desde as versões mais clássicas como as mais sofisticadas, que levam vinho, frutas vermelhas ou creme inglês como ingredientes.

No Brasil, foi trazida pelos colonos portugueses, e logo esta deliciosa sobremesa se tornou tradicional nas ceias de Natal. 

A receita tradicional no Brasil consiste em: pão amanhecido fatiado, mergulhado em uma mistura de leite com leite condensado, depois é passado no ovo e frito. A finalização é feita com uma mistura de açúcar com canela, polvilhados sobre o pão frito.

Acompanhe 7 incríveis receitas, dentre elas a tradicionalíssima Rabanada Natalina em: A Moda do Flavio - 7 Receitas de Rabanadas

Comentários