Tapioca

Antes da colonização do Brasil, a mandioca era a base alimentícia dos nativos. Após a colonização, a mandioca não perdeu sua essência e aos poucos foi se tornando parte integral da culinária brasileira. 

A tapioca nada mais é do que a fécula extraída da mandioca, tornando base de muitos alimentos como o beiju (massa de tapioca seca) e o sagu. Mais recentemente, foram descobertas muitas variações feitas a partir da mandioca, tal como a tapioca, que hoje se tornou um símbolo da culinária no Brasil, principalmente nas regiões do Norte e Nordeste do país. 

Por não conter glúten, a tapioca virou aliada dos intolerantes a esta substância, encontrada em algumas farinhas, como a de trigo e a de aveia. Desse modo, a tapioca substituiu o pão e outros alimentos a base do trigo e aveia. 

Por ser composta de carboidrato, açúcar e fibra alimentar, a tapioca é um alimento favorável a quem pratica exercícios físicos, porém, pelo alto índice glicêmico, portadores da diabetes devem ter cautela ao ingerir esta iguaria. 

O preparo simples da tapioca é muito fácil. Hoje em dia, é possível encontrar nos supermercados a farinha pronta da tapioca, e assim, basta colocar a farinha da tapioca em uma panela antiaderente e esperar alguns minutos até que a massa forme uma liga e rechear das diversas maneiras, entre salgado e doce. Também pode-se utilizar a goma seca de tapioca, porém requer preparo onde é preciso acrescentar água e deixar hidratando, antes de usar. 

Esta iguaria está cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, e a cada receita nova utilizando a farinha de tapioca, nos surpreende ainda mais nos incríveis sabores em que se transforma. 

Acompanhe 50 variações utilizando tapioca: Dicas de Mulher - 50 Receitas de Tapioca 

Tapioca doce de chocolate

Tapioca salgada de carne seca com requeijão

Comentários